20 e 24 de Maio - Visita Musical


Visita Musical


A equipe do projeto “visita musical” tem o prazer de apresentar o concerto Cantos e Encantos da série dos espetáculos ETHOS com uma interação coletiva e intercâmbio cultural. Uma prática educativa associada à linguagem musical que permite estimular o aprendizado e o poder do despertar da criatividade, através do conhecimento sobre os conteúdos, materiais e técnicas, apreciação e compreensão dos diversos momentos da história das artes até os nossos dias.

O ETHOS aplicado à palavra AMOR nos faz crer que o amor tem a sua ética, personalidade e seu modo de ser, influenciado pela personalidade de cada indivíduo,
caracterizando-se como afeição, compaixão, misericórdia ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, entre outros. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e epsicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.

ETHOS, é uma palavra de origem grega, significa o modo de ser. Indica o comportamento do homem dando origem à palavra ética. Os povos gregos compreendiam que o homem habita o ethos como expressão normativa de sua própria natureza. Dentro do ETHOS de cada ser humano, estudiosos definiram vários estilos de amor que estão diretamente ligados com a personalidade de cada indivíduo e a forma que ele se relaciona com o mundo a seu redor.

Nessa série de espetáculo será abordado as diferentes sensações e uma gama vasta de emoções e o equilíbrio de cada personagem, desmistificando a exteriozação multifacetada do amor e outros sentimentos.

Elias Gomes tenor
Tenor e administrador, mineiro. Há 14 anos dedica sua carreira ao estudo do Canto Lírico e a Produção Cultural e Social através das Artes. Graduado em Tecnologia de Administração e Marketing pelo SENAC-SP. Idealizador do projeto "visita musical".

Graduando em Música com Habilitação em Canto Lírico pela Universidade Cruzeiro do Sul sob orientação do prof⁰ Walter Chamun. Iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade. Estudou Canto Lírico durante cinco anos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde participou de Recitais e Concertos nas Audições do Teatro daquela instituição. Atualmente é discípulo da Profª Regina Elena Mesquita na EMESP-Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo (ex-ULM) e do Prof. Carlos Eduardo Marco na Escola Municipal de Música. Complementando seus estudos musicais, é aluno de piano da profª. Yramaia Felix.

Em 2011 participou como pitsinger no musical “The Chicago, uma livre adaptação”, realizado no Teatro D - Cruzeiro do Sul com a Cia de Teatro Dentro d’Cena. Realizou o concerto “Cantos e encantos” escrito especialmente para a série do Projeto “Cortinas Lyricas” do Teat(r)o Oficina dirigido por Naomy Schölling, apresentando músicas dos compositores: H. Villa-Lobos, Oswaldo Lacerda, J. S. Bach, F. Handel, P, Tosti, entre outros. Dirigiu o concerto “Visita Musical” com o Quarteto de Cordas Interlúdio, flautista, piano, cantores e atores no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e no Auditório D - Colégio e Universidade Cruzeiro do Sul. Participou em 2010 da Ópera Espanhola (Zarzuela) El niño judío de Pablo Luna, sob a regência do Maestro Emiliano Patarra e direção cênica de Mauro Wrona. Integrou o NUO - Núcleo de Ópera de 2007 a 2009, sob a regência do Maestro Paulo Maron, com o qual apresentou as óperas: O Feiticeiro de Gilbert & Sullivan, Moscow, Tscheryomushki de Dmitri Shostakovich e El Hijo Fingido de Joaquim Rodrigo, ambas no Teatro São Pedro em São Paulo.

Renata Cavazzani soprano
Cantora paranaense (soprano), atua na área de produção artística (teatro, dança e música). Graduada em Letras-Inglês pela UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná e em Processos Gerenciais pela Fatec Internacional. Pós-Graduada em Análise Musical e Música de Câmara na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Paralelamente é artística plástica, dedicando essa arte a pintura a óleo. Foi bancária, professora de inglês e italiano em Curitiba - PR.

Iniciou seus estudos de música aos oito anos com os instrumentos: violão e piano. Aos 17 anos começou a estudar Canto Lírico com Patrícia Cabral em Londrina-PR. Mudou-se para Curitiba dedicando-se ao estudo da Técnica Vocal e Interpretação de Ópera com a prof° Neyde Thomaz. Participou do IV Festival de Invernos Encontro de Cantores em Curitiba, do V Festival de Música de Bebedouro e III Festival de Inverno em Petrópolis no Rio de Janeiro, participando ativamente de Master Classes em Oficinas e de Musica Erudita, dedicando-se ao repertório de ópera e câmara com aulas ministradas por professores e maestros da Itália, Hungria, Uruguai, Portugal e Brasil, tais como: Neyde Thomaz, Rio Novello, Rina Baffa Puig, Walter Neiva, Ulrich Graf e os maestros: Joaquim do Espirito Santo, Emanuel Martinez e Tamaz Salgo. Participou da Ópera Cavaleria Rusticana, de Pietro Marcagni, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto; em concertos com a OSIMO – Orquestra Sinfônica de Ourinhos; Concertos de Natal com a Orquestra de Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo.

Em São Paulo, onde reside atualmente, estuda Canto Lírico na Escola Municipal de Música, sob orientação da prof° Regina Elena Mesquita. Participa do Laboratório de Ópera, sob orientação da prof° Laura de Souza; Madrigal e Coral da Escola Municipal de Musica, sob regência de Marcos Tadeu. Tem, também com Vocal Coach, Vithor Philomeno e Luiza Giannini (Itália), com quem trabalha técnica vocal e repertório operístico. Cursou canto, dança e teatro na Escola de Atores Wolf Maya sob orientações do professores Wilson Gava e Henrique Carvalho.

André Angenendt baixo-barítono
Bacharel em Música com habilitação em violino pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo sob orientação da professora Oxana Dragos e Branco Bernardes. Atualmente integra o Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo sob a regência do Maestro Tiago Pinheiro. Estudou Canto Lírico na EMESP-Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo, sob orientação dos professores: Mariana Cioromila e Marta Dalila Mauler. Atualmente faz pós-graduação em Educação Musical na Faculdade Paulista de Artes. Foi durante 04 anos consecutivos integrante do Coral Jovem do Estado de São Paulo sob regência da Maestrina Naomi Minakata. Em 2008 a 2011 foi solista das Óperas: Viva La Mama, Le Domino Noir, A Flauta Mágica e Asis e Galatea.

Douglas Lima flauta
Flautista e cantor paulistano (tenor). Há 11 anos dedica sua carreira ao estudo e performance da flauta transversal. Participou como bolsista do 42° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão em 2011, do X Encontro Internacional de Flautistas promovido pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) em 2010 e do I Encontro de Flautista de Tatuí em 2003. É flautista da Orquestra Jovem de Guarulhos, sob regência do maestro Emiliano Patarra e da Banda Jovem do Estado de São Paulo, sob regência da maestrina Mônica Giardini, do qual participou nos anos de 2007 e 2008. Em 2009, participou do Coral Jovem do Estado de São Paulo, sob regência da maestrina Naomi Munakata.

Atualmente estuda flauta transversal na EMESP-Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo, sob orientação da profª Sarah Hornsby. Estudou durante 08 anos consecutivos na Escola Municipal de Música em São Paulo com o prof° Jean-Noël Saghaard e o prof° Rogério Wolf. Além dos estudos de seu instrumento musical, dedica-se também ao estudo do Canto Lírico, sob orientação do prof° Walter Chamun e Regência Instrumental e Vocal. Como cantor lírico participou em 2009 do coro da Ópera Le Domino Noir; Daniel Auber, com direção de Mauro Wrona, cantou em cantatas, missas e oratórios em vários teatros e espaços culturais compondo o Coral Jovem do Estado de São Paulo.

Talita Braga piano
Pianista paulista, Bacharel em piano na Universidade Cruzeiro do Sul e formada em piano pela EMM - Escola Municipal de Música de São Paulo na classe da professora Scheilla Glaser. Na EMM, além de disciplinas teóricas que concluiu, atualmente, cursou Piano e voz com a profa. Marizilda Hein, Música de Câmera com os professores Jorge Salim e Rosana Civile. Participou do curso de extensão Univerisitária pela PUC - A Eutonia na psicossomática (2010). Em 2009 recebeu o 2º lugar no V Concurso de Piano “Villa Lobos” (2009).

É correpetidora nas aulas de canto coral e professora de Musicalização no projeto Guri Santa Marcelina. Atuou como correpetidora no GEO (Grupo experimental de ópera) Eloisa Baldin (direção geral), tendo participado em 2009 como pianista do grupo na 1° Mostra de Estúdios Ópera na sala Olido e no teatro João Caetano, com a ópera As Bodas de Fígaro. Em 2008 foi pianista do grupo Jovens cantores pelo qual acompanhou ao piano a mesma Ópera As Bodas de Fígaro e estagiou como acompanhadora de cantores na classe da prof° Andréa Kaiser. No mesmo ano. participou do Festival de Ourinhos, tendo aula com os professores: Flávio Varani, Pedro Persone, Fernando Paluan e Maristela Loureiro. Participou do 12° Festival Música nas Montanhas realizado em Poços de Caldas ( 2011), tendo aulas com os professores: Gilberto Tinetti, Eduardo Monteiro e Flávio Augusto. Em 2009 participou do masterclass ministrado pelo pianista Fábio Luz. Participou do 1° Congresso Nacional de Educação Musical e V Encontro da ABEM Sudeste, freqüentando os Mini-cursos: A linguagem dos Sons, O Desenvolvimento afetivo dos bebês e Iniciação ao Piano.

Fernando Javier piano 
Bacharel em Piano pelo Instituto de Artes da UNESP. Nasceu em São Paulo. Iniciou seus estudos de piano aos 9 anos na EMESP-Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo com as professoras Laura Longo e Vitória Tuma. Formou-se em 2006 sob a orientação dos professores Daniel Matos e Fernando Tomimura (música de câmara). Ganhou lugares de destaque nos concursos de piano e música de câmara realizados nessa instituição: III lugar no Art livre (2006); II lugar no concurso CMVL. Já teve aulas (master class) com: Gilberto Tinetti, Andre Rangel, Attilio Mastrogiovanni, Cláudio Richerme, Anna Claudia Agazzi, Edurado Monteiro, Flávio Augusto, Mauricy Martin, Martine Joste (França), Maciej Pikulski (Polônia) e Richard Bishop (EUA). Já se apresentou em lugares como: MuBE, Centro Cultural Israelita Brasileiro, ULM (EMESP), Antiga Casa de Cultura da Polônia, entre outros espaços culturais. Em 2010 participou do Festival de Poços de Caldas. Fez 02 gravações em participações especiais para Rede Vida de Televisão.

FICHA TÉCNICA
ELIAS GOMES direção e produção executiva
JÚLIO CÉSAR ROCHA co-produção
RENATA CAVAZZANI coordenadora de produção
DOUGLAS LIMA direção artístico e musical
CLAUS XAVIER direção cênica
FABÍOLA CARIATTI figurino
ANDRÉ S. RAMOS SOARES fotográfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário